
O que é, e porque você precisa de um
Plano de Negócios
Você quer iniciar um novo empreendimento e não sabe por onde começar? Você sabe o que é plano de negócios?
Um Plano de Negócios é um documento que descreve os objetivos de um negócio e quais os passos que devem ser dados para que esses objetivos sejam alcançados.
Planejar um empreendimento ou unidade de negócios, em estágio inicial ou não, com o propósito de definir e delinear sua estratégia de atuação para o futuro.
Trata-se ainda de um guia para a gestão estratégica de um negócio ou unidade empresarial, diminuindo os riscos e as incertezas para o empreendedor, empresa ou investidores, inclinando-os a tomar decisões mais assertivas no que diz respeito à implementação dos negócios.
Vale a pena abrir, manter ou ampliar o seu negócio?
Com certeza, sua intenção é que tudo dê certo, mas, para que isso ocorra, é necessário fazer um cuidadoso planejamento.
Elaborando um Plano de Negócio você poderá responder a essa pergunta, pois ele é o instrumento ideal para quem quer maiores condições de sucesso e segurança.
Inicia-se com a ideia de negócio, que geralmente é o ponto de partida para qualquer empreendimento. Em seguida, analisa-se a oportunidade, ou seja, procura-se entender se a ideia que você teve tem potencial de viabilidade econômica, tem clientes em potencial no mercado para consumir um produto ou serviço decorrente dessa ideia.
Com a oportunidade identificada parte-se para o desenvolvimento do plano de negócios.
O plano de negócios concluído permitirá ao empreendedor identificar a quantidade necessária de recursos e as fontes existentes para financiar o empreendimento.
Após estas etapas iniciais parte-se para a gestão da empresa. Note que o processo pode ser extremamente dinâmico e as etapas podem ser revistas a qualquer momento, de forma interativa. O importante é o empreendedor planejar o processo de estruturação do seu negócio desde a análise das ideias iniciais para saber se são oportunidades, para então selecionar a melhor oportunidade, desenvolver o plano de negócios e, assim, poder se dedicar à gestão da empresa.
Não há regra rígida ou metodologia única para se desenvolver um plano de negócios, um caminho planejado é um mapa, nunca é o caminho. E nada substitui o exercício do caminhar físico. E mapa e caminho são completamente diferentes, embora complementares:
– o mapa serve para encontrar o caminho; mapa é uma representação da realidade, é o seu Plano de Negócio;
– caminho é aquilo que você percorre, que você desbrava no mercado a cada passo.
O mapa orienta-o; percorrer o caminho confere a você experiência.
Você deve sempre obter a orientação no mapa (o seu Plano de Negócios) apara percorrer o caminho físico, no dia a dia.
Quando o mapa está diferente da realidade, você volta e verifica os por quês. Você faz as adaptações ou constrói um novo mapa, adequando o mapa à realidade do que você está encontrando no seu percurso.
A realidade é o que é, é indiscutível. Já o plano de negócio não, ele é o guia, o mapa que nos leva ao sucesso, que pode e deve ser refeito sempre que este mapa estiver fora da realidade. O mapa sempre tem que se submeter à realidade, e apontar caminhos.
Um bom ponto de partida é você planejar as atividades que deverão ser desenvolvidas, incluindo tarefas, responsáveis, prazos e resultados almejados. Isso facilitará na obtenção do seu plano de negócios dentro de um prazo razoável de forma que você possa controlar as atividades
Plano de negócio, o que é preciso responder para realizar um?
Ainda surgem muitas dúvidas de como elaborar um plano de negócio. Porém, algumas perguntas simples, darão uma visão geral de seu negócio e consequentemente um direcionamento das ações a serem executadas.
– Qual a missão, visão e valores da empresa?
– Quais os objetivos gerais e estratégicos?
– Como a empresa se posicionará e quais seus planos e metas futuros?
– Qual setor de atuação?
– Quais produtos/serviços serão oferecidos?
– Como serão obtidos, desenvolvidos, produzidos esses produtos/serviços?
– Onde e como serão comercializados?
– Para quem serão comercializados?
– Quais as estratégias utilizadas na divulgação?
– Qual o capital inicial para implementação no negócio?
– Quais serão as principais ações?
– Como mensurar os resultados?
Esse é um modelo de plano de negócios, você pode adaptá-lo conforme suas necessidades, mas as perguntas básicas estão ai.
Se você entendeu como funciona e deseja que seja implementado ao seu negócio, Fale com a gente!
Planeje-se e boa sorte, ou melhor dizendo, bom trabalho! E tenha certeza que começar já é a metade de toda a ação. Sucesso!