Saiba porque a sua empresa DEVE ter presença digital.

Facebook para Negócios

Ter presença digital é fundamental para empresas que desejam manter e expandir suas vendas. O primeiro passo para quem quer se lançar no mercado digital é ter um site e, depois, participar das redes sociais como o Facebook. Com mais de 1,3 bilhões de usuários ao redor do mundo, mais de 72 milhões só no Brasil¹. O Facebook é uma das maiores redes sociais de todos os tempos. E com um número exorbitante de usuários ativos, consumindo conteúdo diariamente e expondo suas preferências, as empresas conseguiram enxergar oportunidades em alavancar seus negócios, e se unirem à rede mais famosa do mundo.

É nas redes sociais que o público-alvo se encontra em massa. E se você optar por utilizar as diversas ferramentas disponíveis pela rede de Zuckerberg, elas podem lhe trazer inúmeros novos contatos e altas taxas de conversões. Confira agora as vantagens de trazer o seu negócio para essa plataforma.

¹ Esses dados estão disponíveis no gerenciador de anúncios do facebook e são de junho de 2013.

Vantagens do Facebook Como Ferramenta de Marketing

Fazer marketing no Facebook hoje, é uma tendência mundial, com ele você pode acertar o seu público-alvo em cheio e interagir diretamente com ele, pois uma de suas maiores vantagens é o alto poder de segmentação. Exemplo:

  • Você pode segmentar seu público por sexo;
  • Interesses e prioridades;
  • Determinar por idade em que seu público se encontra;
  • E a localização e amplitude que sua campanha deverá atingir.

Outra grande vantagem é o poder de atrair os potenciais clientes ainda no estágio inicial de compra, isso graças a ferramenta Facebook Ads que possui a capacidade de cativar a curiosidade do usuário, o levando a curtir sua página e iniciar um vínculo, que seja a longo prazo, mas certamente ele se lembrará de você no momento em que decidir a compra.

A ferramenta Audience Insights também deve ser destacada aqui pois permite que o anunciante conheça mais seu público-alvo e seus potenciais compradores, disponibiliza informações demográficas, comportamentais, estilo de vida, estágio no ciclo de compra, entre outras informações.

Além disso gera um relatório em tempo real, demonstrando os sucessos que foram alcançados na campanha e o que você deverá melhorar. Acesse aqui e saiba mais: Porque é importante mensurar e gerir métricas de resultados?

O que são as Fan Pages?

Páginas são para empresas, organizações e marcas compartilharem suas histórias e se conectarem com as pessoas a partir de um vínculo de relevância. Clique aqui e aprenda como melhorar seu ENGAJAMENTO e relevância no EdgeRank e aplique hoje mesmo na sua Fan Page 

É possível personalizar cada Page adicionando aplicativos, publicando histórias, promovendo eventos e muito mais.

Porque você deve alterar o seu “Perfil Corporativo” para uma Fan Page

As contas pessoais são otimizadas para que pessoas físicas possam se comunicar com seus amigos, jogar ou utilizar aplicativos, interagir através do chat, relacionar cargos e empresas com as quais trabalha ou trabalhou, informar seus gostos quanto aos mais variados assuntos, entre outros.

As páginas, por outro lado,  permitem que artistas, empresas e marcas mostrem quem são, seus produtos e serviços e interajam com o seu público consumidor. Diferente dos perfis, não há limite quanto ao número de pessoas que podem curtir uma página do Facebook. É preciso lembrar que Marcas que agem como perfis vão contra os Termos de Direitos e Privacidade do Facebook e podem ter suas contas removidas a qualquer momento. Neste caso, o ideal é realizar a conversão do Perfil para Página.

Agora que você já sabe o que é uma Fan Page vou detalhar a seguir  em 5 passos como gerenciar a sua de forma eficiente

1 – Foto de perfil

A foto do perfil da página para sua empresa deve seguir o padrão do logo. É importante seguir a mesma linha de comunicação, ou seja, deve se pensar num logo que fique interessante no meio digital. Isso não é válido apenas para o Facebook, mas é interessante para outras plataformas também.

 

2 – Foto de Capa

Seguindo a mesma linha da foto de perfil, a capa é uma grande oportunidade de reproduzir os ideais da sua empresa. Criar uma capa diferente e que chame atenção é extremamente importante. Existem maneiras de criar capas que interajam com a foto do perfil, chamando ainda mais atenção do usuário.

3 – Posts

Os posts devem ser muito bem pensados, pois um erro no meio digital, pode se tornar uma verdadeira bomba negativa para sua empresa. Sendo assim, é muito importante criar um calendário mensal e criar conteúdos diferentes para o mês todo. Usar textos, links, vídeos, imagens e infográficos é sinal de conteúdo relevante, além da variação de formatos para interagir com os seus seguidores.

4 – Conhecer os seus seguidores

Conhecer as pessoas que seguem e curtem a página da sua empresa é o ponto chave para conseguir atingir os objetivos da página do seu negócio. Afinal, é conhecendo seu público que terá noção de quais caminhos seguir. A mesma ideia usada numa campanha de rádio, TV ou jornal, por exemplo, deve ser aplicada no Facebook. Sendo assim, saber os desejos, idade, sexo, região, idioma, poder de capital entre outros fatores dos seus seguidores é de grande importância e será o embasamento para as publicações em sua página.

 

5 – O Feedback

Após um mês de criação da página do seu negócio, alimentando-a com informações e conteúdo, é possível se ter um feedback semanal. O Facebook “cria” um relatório onde é possível se retirar muitas informações como se seu público é formado por homens ou mulheres, qual a faixa etária de idade dos seus fãs, quais publicações tiveram maior engajamento, bem como os aspectos negativos que podem levar a sua estratégia “por água abaixo” se você não possuir um Gerenciamento de Crises eficiente. Com esse relatório é possível ver quais são os caminhos mais inteligentes a se seguir. CLIQUE  AQUI e saiba mais Não perca sua audiência. Aprenda AGORA como gerenciar crises. 

O gerenciamento de página é o que dará continuidade ao trabalho, por isso é importante sempre atualizar a página, as fotos de perfil, capas e analisar os relatórios gerados pelo Facebook.

Apenas criar uma página não é o suficiente. Gerenciar é o que fará sua empresa atingir os objetivos.

Você entendeu como funciona e quer uma ajuda para tirar seu projeto do papel? Acesse esse link e comece AGORA mesmo a gerar vendas efetivas através da sua Fan Page! SAIBA MAIS 

 

Quais as vantagens de utilizar uma Fan Page?

  • É umaestratégia de marketing eficiente, quando usada corretamente, e tem baixo custo;
    • Maior possibilidade de interação com os consumidores;
    • Gera aumento do tráfego social da marca: uma vez curtida, a sua página pode ser vista por pessoas que ainda não a conhecem, através do feed de notícias;
    • Maior conhecimento sobre o perfil do seu público-alvo e, assim, maior chance de fidelização;
    • Maior foco e direcionamento na comunicação da sua marca: criação de promoções exclusivas;
    • Possibilidade de medição: avaliação de relevância (page rank) e análise de dados através do Facebook Insights;
    • Facilidade de gerenciamento: já que as páginas podem ser gerenciadas por várias administradores pré-definidos.
    • Customização: nas Pages é permitido a criação de abas de aplicativos e uso de HTML, JAVA e outros códigos que vão destacar a sua marca das concorrentes.

O que é Facebook Ads

Page Post AD, essa ferramenta é mais conhecida como anúncios no Facebook. É uma plataforma paga, que proporciona à sua empresa um espaço para divulgar seu produto ou serviço, garantindo maior visibilidade, interatividade e engajamento com o seu público.

Esses anúncios geralmente são destacados na lateral direita da página do usuário, baseado em seu histórico de buscas ou interesses. É composto por um título, uma imagem criativa e atrativa, e um pequeno texto otimizado e impactante com chamadas para ação.

E você ainda pode optar por duas diferentes maneiras de aderir a esta modalidade de campanha.  O CPC (custo por clique), que calcula o custo médio por clique, onde o valor investido nos anúncios é dividido pela quantia de cliques recebidas, ou seja, quanto mais cliques você obtiver menos irá desembolsar.

E também existe o CPM (custo por mil), que calcula o valor investido sobre a quantia de mil visualizações. Essa é uma eficiente opção para a empresa que quer alcançar maior reconhecimento de sua marca.

O que é Post Patrocinado

Também chamada de Facebook Like AD essa ferramenta é conhecida basicamente como post promovido, que assim como o Facebook Ads também é uma modalidade de anúncio pago.

Porém esse modelo é bastante distinto, onde a publicidade aparece como um “simples” post no feed de notícias de seus seguidores. E a grande vantagem é que também poderá ser visto pelos amigos de seus seguidores podendo assim, atingir rapidamente um maior número de pessoas.

Normalmente o post é sinalizado como “post patrocinado”, assim os usuários podem notar que se trata de um anúncio pago. O investimento é de acordo com o número de pessoas que sua empresa deseja atingir.

Para pequenas e médias empresas, é aconselhável que realize testes, assim você poderá mensurar resultados e decidir qual é o melhor investimento.

Então, já ficou convencido das vantagens de ter uma Fan Page? Tem mais alguma dúvida? Cadastre seu e-mail e receba dicas e conteúdo exclusivo sobre marketing digital e redes sociais. Você quer aumentar o engajamento do seu público-alvo nas mídias sociais? Acesse esse link e comece AGORA mesmo a gerar vendas efetivas através da sua Fan Page! SAIBA MAIS

@2019 Fazendo Marketing - Todos os Direitos Reservados-​​