Entenda em 5 tópicos o que é Consultoria

Como saber se você está preparado para contratar uma Consultoria de Marketing Digital para sua empresa.

Ainda há muitas dúvidas sobre o que uma Consultoria Digital pode fazer pela sua empresa, pensando nisso decidi falar um pouco á respeito para que você saiba exatamente Quando, Quem e Como contratar e principalmente O que esperar dessa consultoria.

Quando a situação do mercado se torna oscilante e “a água está batendo no pescoço” (as ações de marketing tradicional não trazem resultados efetivos ou a empresa decidiu ter uma presença na internet e não sabe como começar); É o momento em que novos empresários, grupos empresariais e funcionários de grandes empresas pensam em contratar uma consultoria de marketing digital, imaginando que irá resolver todos os problemas de imediato, mas como na prática não é bem assim que acontece também vou abordar sobre esse tema.

Essa sensação de imediatismo é normal, afinal estamos falando da mídia mais “fast” de todas, mas devo prevenir que uma consultoria digital não é para qualquer empresa pois há momentos e condições que a sua empresa pode estar passando que como consequência uma consultoria não surtiria o efeito máximo desejado em resultados, é claro que produziria algum efeito significativo, mas não estamos falando de resultados módicos não é mesmo?!

A seguir vou detalhar em 5 tópicos o que você deve fazer para garantir que a consultoria de marketing digital seja bem sucedida e traga resultados efetivos para a sua empresa.

 

1° Entenda o que é uma Consultoria

No dicionário, o significado de consultoria é:

“1 – ação de dar conselhos.

2 – ação ou efeito de um especialista dar parecer sobre matéria da sua especialidade.”

Simples assim, não entendeu? Não contrate!

2° Saiba o que é uma Consultoria de Marketing Digital

Agora que você já sabe o que é uma consultoria, vou explicar a palavra Marketing.

Marketing é o gerúndio da palavra market em inglês: market + ing. A tradução literal da palavra market é MERCADO. Como o gerúndio coloca o verbo em movimento constante (ação que não teve um fim), a palavra marketing pode ser entendida pelo conceito de “mercado em movimento”. O que nos leva a conclusão de que o marketing é um conjunto de ações específicas de expansão de mercado baseado em estratégias de otimização de lucros por meio da adequação de produtos e ofertas de mercadorias ou seviços de acordo com as necessidades e preferências de seu público alvo.

Então uma Consultoria de Marketing Digital tem o propósito de trazer conselhos e pareceres acerca de ações efetivas para uma representatividade no mercado favorável á sua empresa.

3° O que esperar de uma Consultoria de Marketing Digital?

Antes de contratar uma consultoria de marketing digital alinhe e defina com clareza o que será entregue durante e ao final da consultoria, pois há empresas que realizam a consultoria e implementam as sugestões, mas não são todas.

Atrelado a isso deve-se escolher o tipo de consultoria que mais se adequa a sua necessidade, defina o que você deseja, melhorar performance, expandir negócios em nichos, desenvolver um plano de marketing, etc

Se você está iniciando um negócio e ainda não definiu o produto, precificação e modelo de venda ainda não é o momento de procurar uma consultoria.

4° Quanto custa uma Consultoria de Marketing Digital?

Uma consultoria especializada realmente custa caro. Você precisa saber que uma consultoria normalmente é dada por pessoas que entendem profundamente o que estão fazendo, e para chegar neste ponto, elas passaram por experiências diversas.

Abaixo estão alguns componentes que valorizam a EXPERIÊNCIA de um consultor. Esta lista te ajudará entender porque uma consultoria normalmente custa caro:

  • Errar custa dinheiro: um consultor especializado já passou por vários erros diferentes, por consequência, ele vai te ajudar a evitá-los, pois errar custa dinheiro — evitar erros já significa resultados.
  • Informação custa dinheiro: certas informações em mercados específicos valem ouro, então, uma pessoa que conhece as principais fontes de informação e consegue reunir dados que enbasem seu trabalho e comprovem suas análise, vale muito!
  • Conhecimento tempo: informações são importantes, mas o tempo que se gasta para transformar informações em conhecimento é também muito valioso. O método analítico leva tempo e testes até que sejam formadas conclusões satisfatórias. Alguns conhecimentos por exemplo, são frutos de caros investimentos em cursos e eventos internacionais com profissionais expoentes em suas áreas.

Agora você entendeu fatores de como calcular o valor / hora de um profissional consultor especializado, certo? É necessário deixar claro que além disso, a quantidade de entregas interfere diretamente no valor do projeto.

Agora que você já sabe como uma consultoria pode ser cara, você precisa aproveitá-la ao máximo.

5° Como funciona uma Consultoria de Marketing Digital?

Assim que você receber o diagnóstico e implementar em sua empresa você deve acompanhar os relatórios de resultados observar os pontos altos e apontar o que ainda te deixa insatisfeito para que possa ser trabalhado de forma singular.

Você precisa estar ciente de um mínimo de coisas para que uma consultoria possa te ajudar efetivamente como qual o tamanho da sua equipe? Existem ações que você pode fazer sozinho  e outras que você precisará de ajuda.

A seguir vou listar algumas dicas que podem te ajudar a obter os melhores resultados:

  • Seja socialmente relevante: criar um perfil nas redes sociais com a logo da sua empresa não é suficiente. Você precisa conquistar as pessoas para então fidelizar e converter em vendas efetivas. Para esse processo temos o nome de “engajamento”. Mas engajamento nada mais é do que uma interação entre pessoas. Então sua empresa precisa criar perfis sociais que estejam focados em construir relacionamento com outras pessoas. Sem isso, você não será capaz de converter as pessoas em fãs e clientes. Comece usando ferramentas de monitoramento. Se o seu mercado tem produtos especializados, eu recomendo.

Inteligência de mercado aplicado à recursos da ferramenta podem facilitar muito a sua vida e da sua equipe também. Se você já tem uma Fan Page veja exemplos de uso imediato sobre como fazer isso de forma super eficiente neste link

E se você ainda não tem uma Fan Page Confira essas dicas incríveis que vão ampliar os seus horizontes para o negócio digital. Acesse

  • Comece um blog sobre seu mercado:qualquer consultoria de marketing digital pode ser potencializada com um blog atualizado que seja referência para o mercado. Também conhecido como marketing de conteúdo, as estratégias de blog ajudam você atrair mais visitas para o seu site e contribuem fundamentalmente para sua autoridade no mercado.

Saiba também

 

  • Otimize o código do seu site: também conhecido como SEO onpage, Saiba o que é e como utilizar essa ferramenta a favor da sua empresa nesse link (….O que é SEO. Aprenda como aplicar hoje mesmo no seu site ….) que contém informações detalhadas e de uso imediato descritas em um simples passo a passo de como melhorar seu site para conseguir melhores posições nos resultados de busca
  • Faça seu site ficar mais rápido: quando mais lento for seu site, menos conversão de leads e menos visitas você terá. O próprio Google oferece um guia para acelerar o seu site. Acesse esta ferramenta e faça um teste: Google Pagespeed

          

Se sua empresa não é capaz de fazer todas estas coisas, então você já tem uma lista de elementos para solicitar à sua consultoriaMe chame no whattsapp agora mesmo!  

A nossa consultoria possui as seguintes características:

  • Habilidade técnica: Capacidade de fazer mudanças no seu site
  • Capacidade de aprender: ninguém sabe tudo sobre um mercado, por isso é necessário entender mais sobre o produto da sua empresa e momento do mercado que atua.
  • Humildade para seguir instruções: você gastou muito dinheiro para sua consultoria não ser implementada por uma empresa que tem uma opinião diferente. Seja duro com as opiniões e peça que elas sejam embasadas sempre com análises. Todos nós temos nossas impressões pessoais, mas a análise crítica de fatos baseada em números é muito mais valiosa e útil para ser seguida. Então, exija que as diretrizes da consultoria sejam aplicadas fielmente.
  • Velocidade na implementação: você precisa que o trabalho seja implementado o mais rápido possível por duas razões primordiais: 1) seus concorrentes podem estar fazendo o mesmo e o quanto mais à frente você estiver, melhor. 2) O marketing digital muda muito rápido, se você demorar a implementar, sua consultoria pode ficar obsoleta e conter elementos que não são mais úteis, pois as regras mudaram.

Qualquer empresa pode se beneficar com a contratação de uma consultoria de marketing digital

Se você está preparado para acelerar suas vendas online, agende agora uma consultoria especializada em marketing digital. Saiba Mais

Este texto é uma abordagem breve sobre o trabalho de uma consultoria de marketing digital, existem muitos pontos que não foram abordados pela sua profundidade.

Se você consegue reunir informações variadas sobre metas e números atuais sobre a sua empresa e quer nossa ajuda para indicar uma direção de crescimento usando recursos de marketing digital, Acesse esse link e nos contacte.

@2019 Fazendo Marketing - Todos os Direitos Reservados-​​