Como MENSURAR e gerir Métricas de Resultados

No meu artigo sobre o EdgeRank 

 

você pôde conhecer como a fórmula do EdgeRank funciona, o facebook acompanha todas as nossas ações dentro da rede social e disponibiliza dados que são altamente relevantes o que influencia muito na gestão das métricas de resultados, não há como definir quais são indispensáveis porque isso depende do seu objetivo e estratégia na rede social. Para falar de métricas antes precisamos falar de engajamento pois está diretamente ligado aos resultados alcançados. Como há formas distintas de engajamento optei por dividir em duas para que seja de mais fácil compreensão.

Engajamento de Propagação

Em outras palavras o engajamento de propagação nada mais é do que ações que induzem a propagação de mensagens recebidas pelos fãs de uma página a seus amigos, ou seja, quando um fã curte, comenta ou compartilha, promove a propagação da mensagem a seus contatos, ao receber o conteúdo vindo do perfil de amigos, outros usuários podem  compartilhá-lo mesmo não sendo fãs da página, tornando assim o conteúdo “viral”.

 

Engajamento de Ação

O engajamento de ação se dá quando o fã clica em um link, fotos ou reprodução de vídeos, e até mesmo quando clica nos comentários.

 Como mensurar esse engajamento?

A forma mais simples é através do Facebook Insights que trará um amplo e detalhado leque de resultados, a seguir vou detalhar algumas mas só você poderá saber quais são as mais assertivas para o seu modelo de negócios.

  • Ao acessar a ferramenta Facebook Insights clique na área “Envolvimento”
  • A seguir selecione a área “Publicações” para conferir as diferentes formas que os usuários se engajaram .
  • Também é interessante acompanhar a evolução do número de fãs que está disponível na área “Página” em “Total de opções curtir”, você pode alterar a data de visualização de acordo com o período que deseja consultar.
 Alcance

Corresponde ao número de usuários que visualizaram as sua publicações em geral: o quão longe é a sua difusão de conteúdos e quão grande é a audiência para a sua mensagem. Esta métrica exibe, também, a sua audiência em potencial. Ela ajuda a contextualizar outras métricas de engajamento. Você pode medir várias categorias de alcance, desde alcance orgânico de visitas da sua página até o alcance de posts patrocinados e divulgações pagas de sua página.

 Bem essas são algumas métricas que você pode mensurar diretamente pelo Facebook Insights.

Gostou desse artigo? Cadastre seu e-mail AQUI e receba dicas e conteúdo exclusivo sobre marketing digital e redes sociais.  Se você tem alguma dúvida ou sugestão sobre esse tema deixe aqui nos comentários e nos ajude a enriquecer este artigo!

@2019 LS Consultoria - Todos os Direitos Reservados-​​