Saiba o que é um PODCAST
e se apaixone por essa plataforma!

O mundo digital tem centenas de termos que para muitos parecem estranhos e que são usados de maneira indiscriminada em artigos e mesmo reportagens na TV como se todos soubessem o seu significado. A palavra podcast se encaixa nesta situação. Quantas vezes você leu em algum lugar “ouça nosso podcast” e não soube exatamente do que se tratava? Ao longo do texto vamos explicar o que é um podcast, como baixar um podcast e porque ele é tão interessante.

Momentos de tédio são perfeitos para consumir algum tipo de conteúdo, seja ele educativo ou apenas para seu entretenimento. Assim como a TV, o rádio e o jornal, o podcast é uma mídia de transmissão de informações, com a internet, os formatos de conteúdo disponíveis ficaram mais amplos e, recentemente, essa forma de produção relativamente antiga na web ganhou mais força no Brasil.

Ficou curioso sobre o que é essa mídia e como você pode usá-la no marketing da sua empresa? Então acompanhe o nosso post!

O termo ‘’podcasting’’ teve origem através da união das palavras “broadcasting” — um método de transmissão de mídia — e o sufixo de iPod, o maior tocador de MP3 da época (2004). A ferramenta da vez, que serve tanto para produtores como para consumidores de conteúdo. Caso você ainda não saiba, o PODCAST é uma ferramenta de streaming de áudio que permite a armazenagem e distribuição de conteúdo em formato mp3 ou acc. Funciona basicamente como uma rádio online, porém com inúmeras vantagens sobre o meio tradicional, dentre elas, poder ouvir e “reouvir” sempre que quiser. De forma ainda mais clara são simplesmente arquivos MP3 (ou algum outro formato) disponibilizados em uma sequência de capítulos ou assuntos para você baixar e ouvir em qualquer lugar.

Outra vantagem é que o PODCAST conta com a possibilidade de adição de links e imagens que servem como conteúdo adicional ao assunto tratado pelo streaming. Outra vantagem é o tamanho do arquivo, por tratar de um áudio, fica bem mais leve (em megabytes) do que um vídeo por exemplo, isso deve ser levado em conta devido a qualidade da internet móvel no Brasil ainda não ser lá aquelas coisas…. Além disso, os áudios podem ser baixados e ouvidos até mesmo quando a rede de internet estiver indisponível, ideal para ouvir no smartphone ou gravar no pen-drive do carro e ouvir no trânsito por exemplo.

O mercado de podcasts no Brasil ainda não é comparável em tamanho ao de outras mídias —- como o vídeo por exemplo — mas ele está crescendo regularmente. Muitos blogs e portais já investiram em podcasts próprios, e novas produções surgem diariamente os temas são os mais abrangentes possíveis. Cinema, TV, Literatura, Ciências, Profissionais, Política, Notícias, Games, Culturais, Religiosos, Educacionais, Humorísticos, Musicais, Esportivos… Ufa! E Tem muito mais.

Como empresas podem usar um podcast em sua estratégia de marketing?

Um podcast é um tipo de mídia que, além de colocar a empresa como referência no assunto em questão, ainda aproxima a marca do público, já que os usuários ouvem as vozes das pessoas no rádio de um jeito muito mais leve e descontraído. Para empresas que prestam serviços, um podcast é um conteúdo que pode gerar valor para seus usuários, e ainda por cima transmitir confiança, já que a mídia vai mostrar que sua empresa sabe do que está falando. Como um blog, mas mais acessível porque não é preciso fazer nenhuma leitura.

Gostei, e agora como faço para ouvir um PODCAST?

O primeiro passo é baixar algum aplicativo no seu smartphone que suporte streamings de áudio RSS. No passo dois, você deve procurar os Podcasts que você deseja ouvir.

Gostei, e quero produzir um podcast. O que eu faço?

Bom, não é nada de outro mundo, só que também não é tão simples como baixar um aplicativo e ouvir.

Existem algumas ferramentas para a produção e distribuição do seu conteúdo em forma de podcast, algumas delas gratuitas, porém vai exigir do produtor certa dose de paciência e dedicação. O primeiro passo e definir um tema, dê preferência para assuntos que você tenha um certo domínio e que sinta prazer em falar sobre ele. Ter uma graduação ou uma especialização na área do tema que decidir trabalhar agrega valor e gera mais confiança do seu público, aumentando assim as chances do seu podcast fazer sucesso na rede. Também devem ser levadas em conta algumas variáveis, como por exemplo quantas pessoas participarão das gravações, se a gravação vai ser on-line ou off-line, se você e seus convidados dominam o assunto que vão trabalhar e a periodicidade de produção de conteúdo. Recomenda-se a periodicidade de no mínimo uma vez por mês, mas isso fica a seu critério.

Com essas informações em mãos, você deve pensar no conteúdo e na forma de abordagem desse conteúdo, isso é o mais importante se você deseja ter um podcast de sucesso. A forma mais efetiva de acertar no conteúdo é a mesma de sempre: conheça bem seu público alvo. A partir de agora, é “colocar a mão na massa”, em outras palavras, é hora de começar a produzir. Você vai precisar de microfones, uma placa de captura de áudio ou uma pequena mesa de som, aplicativos de captura e edição de áudio e uma plataforma de hospedagem (existem algumas formas de se fazer com menos recursos, usando microfone de lapela e smartphones para captura e edição do áudio, não fica tão bom quanto a opção acima, mas é uma alternativa).

Para a captação e edição do áudio, você pode usar  aplicativos. Depois de gravado e editado é hora de hospedar o conteúdo, a hospedagem pode ser feita no seu site desde que você (ou seu TI) faça o compartilhamento do áudio via RSS e link como streaming de áudio. Ou você pode utilizar algum servidor especifico para hospedagem de podcast. Pronto! Chegamos na etapa final, a partir de agora você já pode distribuir seu link do podcast para sua lista e divulgar seu conteúdo para seu público final, se seu conteúdo for relevante e bem trabalhado certamente será bem aceito pelo seu público.

Finalizando, o PODCAST não é nada novo, mas está em constante crescimento nos últimos anos, principalmente do final de 2015 até agora. Devido suas vantagens já citadas, muitos profissionais estão aderindo para a disseminação de conteúdo.

Mas atenção! Quem vai dizer se um programa como esse faz sentido para sua empresa é seu público. Pois de nada adiantaria você investir em uma produção como essa e seus potenciais clientes não ouvirem o programa, certo? Entender o que é podcast é o primeiro passo antes de pensar em um novo formato de mídia para sua empresa. E você, conhece outros bons podcasts e gostaria de indicar algum? Deixe sua sugestão nos comentários!

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