Inbound Marketing
ENTENDA o que é e SAIBA como aplicar no SEU NEGÓCIO!

O que é Inbound Marketing?

 

Inbound Marketing em uma tradução literal para o português poderia ser chamado de ‘marketing de entrada’, mas também tem sido conhecido por  alguns como ‘marketing de atração’ ou o ‘novo marketing’. Dentre essas muitas interpretações a que considero mais relevante é o conceito de Novo Marketing já que é uma estratégia inovadora que chegou para quebrar muitos padrões que já estão obsoletos quanto a forma posterior de fazer Marketing (Outbond Marketing que é caracterizado pela tão conhecida técnica de empurrar produtos ou serviços “goela abaixo dos clientes”.)

O Inbound Marketing tem como foco trazer uma audiência de qualidade para a empresa através da conquista do interesse das pessoas, fazendo com que os clientes a encontrem, se comuniquem, compreendam suas necessidades e solucionem seus problemas, criando uma relação que agrega valor e fideliza.

Uma estratégia de Inbound Marketing tem as seguintes fases:

  1. Atrair tráfego – O ponto de partida de uma estratégia de sucesso de Inbound Marketing é gerar tráfego para o seu website. Utilizando de técnicas de search engine optimization (SEO), email marketing, links patrocinados, marketing de conteúdo e redes sociais, é possível maximizar seu alcance dentro do público-alvo, atraindo ele para o conteúdo de qualidade produzido especialmente para impacta-lo.
  2. Converter visitantes em leads
  3. Converter leads em vendas efetivas
  4. Transformar estranhos em leads e leads em clientes fidelizados que promoverão a sua marca e em consequência aumentarão suas margens de lucro.
  5. Analisar para melhoria contínua.

Como funciona o Inbound Marketing

Conteúdo certo no momento certo e no lugar certo é a regra base para o sucesso da sua estratégia, as pessoas recebem muito melhor a informação quando essa busca é feita por parte delas mesmas. Um rápido exemplo é: quando você recebe um e-mail de uma empresa que você se quer visitou a sua primeira ação é imediatamente deletar ou colocar na caixa de spam, atitude que seria completamente diferente se você tivesse pesquisado recentemente sobre algo como “dietas para emagrecer” e aí encontrasse uma loja online que oferece dicas de uso imediato e produtos para te auxiliar na redução de medidas, e mais, após alguns dias você recebe um e-mail perguntando sobre o conteúdo divulgado e mais uma dica exclusiva sobre o tema.Você então passaria a AMAR essa loja online e divulgaria para seus amigos e conhecidos o quanto a empresa foi solicita e atenciosa com você. Não é mesmo?!

Mas para que tudo isso aconteça é necessário compreender e trabalhar alguns princípios que baseiam o Inbound Marketing que listei a seguir:

  1. Marketing de Conteúdo: É preciso produzir conteúdos direcionados e segmentados. Você precisa definir as Personas, quem são, que tipo de conteúdo consomem e quando consomem esse conteúdo.

Ao definir as personas é necessário criar um ciclo de compra para cada uma delas, Para fazer com que estranhos se tornem clientes é necessário entender que cada um deles passa por um processo até concluir a compra, entender esse processo e acompanhar o status em que o potencial cliente se encontra é determinante para que ele avance no chamado Funil de Conversão.

  1. Personalização: Quanto mais você sabe sobre os seus leads, mais você consegue interagir com eles no momento certo e com o conteúdo que eles realmente gostariam de receber, tratando cada um de maneira individual sobre os seus anseios e questionamentos quanto ao seu produto ou serviço.
  1. Multicanais: Interagir com pessoas nos momentos certos é saber que essa interação pode vir de vários lugares. O usuário de internet hoje passa bastante tempo no Facebook, procura diariamente no Google, lê blogs de seu interesse, etc. É importante entender quais os canais necessários para alcançar as pessoas certas e gerar os leads certos.
  1. Integração para o planejamento sair “redondo” é necessária uma integração de tudo isso. Todo conteúdo divulgado precisa ser mensurado e analisado com precisão para que a personalização seja mais eficiente.

O inbound Marketing se destaca pela precisão e em breve se tornará imprescindível pois a evolução das relações de trocas de produtos e serviços(mercado) tem nos mostrado que cada vez mais é necessário falar diretamente com o cliente, atraindo as pessoas certas para a marca ou produto certo, no momento certo.

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